Até o o momento, já foram criadas mais de 6 milhões de fases para o jogo Super Mario Maker, onde os usuários podem criar seus próprios ambientes e nível de dificuldade de jogo com todas as ferramentas disponíveis no universo criativo do Mario. O encanador que já divertiu milhões de pessoas com suas aventuras completou 30 anos em setembro do ano passado; data que marca o lançamento do primeiro Super Mario Bros.
Há alguns meses, marcando a estreia de Super Mario Maker na última E3, Shigeru Miyamoto e Takashi Tezuka, criadores do Super Mario Bros, explicaram como desenharam em 1985 as fases do clássico jogo da Nintendo: com folhas de papel quadriculado.
Sim, com folhas quadriculadas e papel manteiga os artistas japoneses desenharam com detalhes cada cenário, editando a posição dos inimigos, as armadilhas e também a imagem do início do jogo.
"Na nossa época, tínhamos que criar tudo à mão", explica Miyamoto no vídeo exibido pela Nintendo na última E3. "Para criar as fases tivemos que desenhá-las uma a uma nessas folhas de papel quadriculado. Então passamos nossos desenhos aos programadores, que os codificavam" para criar as construções.
"Na maioria das vezes começava desenhando uma fase que queria jogar", comenta Miyamoto sobre a dificuldade do jogo, "que frequentemente equivale à primeira fase do segundo mundo (2-1) ou à segunda fase do segundo mundo (2-2). Quando estava terminada, tentávamos torná-la um pouco mais fácil, assim, adiantamos a primeira fase do primeiro mundo (1-1)".
Esta capacidade de desenvolver detalhadamente cada fase do jogo com papel e lápis é o que permitiu o êxito de Super Mario, como explica Miyamoto em uma entrevista à NPR: "as ações no videogame são similares aos seres humanos de todas as partes. Todo mundo tem medo de cair de uma grande altura. Se há um buraco, ele deve ser cruzado. Todo mundo tentará correr para saltar por cima deste buraco. Estas coisas são genuinamente humanas, são experiências compartilhadas por todos."